domingo, maio 05, 2013

Benefícios de ler a BÍBLIA!


Como vemos a leitura da Bíblia em nosso dia a dia, o que é para nós  ?

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
2 Timóteo 3:16

Estamos acostumados a ler a  Bíblia em nosso dia a dia, mas muitos de nós lêem porque “CRENTE TEM QUE LER A BÍBLIA”, e isso soa  como se fosse algo forçado, algo exigido pela congregação, ou por pessoas que nos pressionam. Mas temos que compreender que a falta de leitura da Palavra de Deus prejudica a nós mesmos e nosso conhecimento e vida espiritual, como queremos entender a SALVAÇÃO, se não procuramos saber mais sobre a fonte de onde ela vem ?

1.       A Palavra de Deus purifica a vida

 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra
Salmos 119:9

O salmista diz que através da Palavra o Jovem (podemos entender também como todos, mas sabemos que os jovens é que tem mais dificuldade na caminhada, por conta das inúmeras tentações) é purificado.  Para podermos purificar nossos pensamentos, nossas atitudes, e termos uma conduta totalmente transformada, devemos buscar a Palavra de Deus, e aplicá-la em nossa vida, em nosso entendimento.  A Palavra traz libertação, e liberta nossa mente cativa ao pecado, aos maus hábitos, ao caráter falho.  O salmo diz que  A PALAVRA PURIFICA A VIDA, ou seja, todo o contexto de nossa existência, tudo que nos forma.
Olha o que Jesus diz aos seus discípulos:

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado
João 15:3

Ao crermos nas palavras de Jesus, ao crermos nos ensinamentos e na conduta que ele nos mostra que devemos seguir já  ficamos limpos. O “estar limpo” pode ser entendido como  não dependente do pecado e dos padrões do mundo, e quanto mais conhecimento da Palavra, mais purificados ficamos, menos sujeira fica em nossa vida.

2.       A Palavra é alimento espiritual

Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,
agora que provaram que o Senhor é bom.
1 Pedro 2:2-3

A Palavra de Deus é nosso alimento espiritual. Assim como precisamos nos alimentar diariamente para que nosso corpo  funcione bem, para que possamos raciocinar melhor, para termos uma boa imunidade e não ficarmos doente, para nos fortalecer...assim também é a Palavra para nosso ESPÍRITO.

A Bíblia diz para que desejemos o “Leite espiritual” puro. Pedro  se refere à  Palavra como leite, como alimento!
Quando nascemos, somos bebês, o nosso primeiro alimento, e o que nos faz começar a crescer é o leite materno.
Assim a palavra é para nós o alimento que nos faz crescer para a salvação, não apenas para a NOSSA SALVAÇÃO, MAS PARA QUE POSSAMOS LEVAR A PALAVRA DA SALVAÇÃO AOS OUTROS.  Nosso “leite espiritual”  nos traz forças nas  batalhas espirituais, nas batalhas em nossas mentes, contra as tentações...nos dá força diante das provações, não nos deixa ficar cansados espiritualmente.

Nós provamos que o Senhor Deus é bom, provamos da alegria, da fidelidade, do conforto...Então por isso devemos crescer e levar esse Deus maravilhoso àqueles que não conhecem ou não entendem o que é o AMOR DE DEUS.

3.       Através da Bíblia conhecemos mais sobre Deus e sobre NÓS!

A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples
Salmos 119:130

Quero dar um exemplo bem simples  para que entendamos como conhecemos mais sobre nosso Pai Celestial e sobre nós:

Vemos em  muitos desenhos, seriados jovens e até mesmo em filmes, garotas, jovens que possuem um DIÁRIO.
O que é um Diário? É um caderno onde escrevemos o que acontece em nossas vidas diariamente, onde guardamos lembranças de nossa vida, coisas, escrevemos pensamentos, as dificuldades que nós passamos, as alegrias, vitórias que obtemos e derrotas também. Escrevemos sobre outras pessoas, sobre o que fizeram de bom ou de mal para nós. O diário é sempre algo intimo, algo que é nosso, onde escrevemos os segredos mais profundos.

E quando, por exemplo possuímos um diário , as pessoas ficam totalmente curiosas, pessoas querem ler, querem descobrir nossos segredos, ver o que dizemos sobre elas, é algo que chama a atenção, realmente traz curiosidade.

Pois bem meus irmãos,  A BÍBLIA É O DIÁRIO DE DEUS!!!

A Bíblia é um livro que contem os maiores segredos de Deus, revelados à humanidade. Você pode dizer que a Bíblia foi escrita por homens, MAS  ELA DEIXA BEM CLARO QUE FORAM POR HOMENS INSPIRADOS PELO ESPIRITO DE DEUS. Deus quis que os homens escrevessem a Bíblia para testemunharem sua manifestação, a manifestação do conhecimento que Ele traz.

A Bíblia é o diário de Deus porque contém histórias de grandes homens que tiveram maravilhosas experiências com Deus, grandes vitorias, derrotas, romances, choros, regozijo, paz, guerra...
Na Palavra de Deus Ele fala de nós! Ele nos revela o motivo de estarmos aqui, o motivo de nossa existência, e quais os planos dEle para nós.

Através da Bíblia nós nos conhecemos mais, pois Deus nos descreve em muitos momentos. A Palavra é eterna, imutável, e nos enxergamos nela sempre que  a lemos.
O “diário de Deus”  é O MAIS ATUALIZADO DE TODOS OS LIVROS EXISTENTES  N AFACE DA TERRA. É um diário eterno, que descobrimos coisas todos os dias, e sempre ALGO NOVO.

Porque temos curiosidade em saber da vida dos outros mais do que sobre Deus e sobre nós ?

Buscar saber da vida dos irmãos não nos acrescentará em nada.  A VIDA DE DEUS, OS SEGREDOS DE DEUS MUDAM NOSSA HISTÓRIA...e saber da vida dos outros, muda o que para nós? NADA!

4.       Através da palavra de Deus sabemos o que fazer nos momentos difíceis.

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança
Romanos 15:4

Normalmente procuramos a ajuda de Deus quando estamos em apuros, ou passando por dificuldades. A Palavra de Deus nos traz esperança, nos conforta mediante as situações ruins, e é  normal para nós TERMOS MAIS SEDE DA PALAVRA QUANDO ESTAMOS MAL... 
A Bíblia diz que tudo o que foi escrito, foi para nos ensinar. Mas ensinar o que ? QUE SOMOS DEPENDENTES DE DEUS, QUE DEVEMOS PERSEVERAR EM DEUS...TODA NOSSA ESPERANÇA DEVE ESTAR NELE.

É fato de que quanto mais lemos a Bíblia, mais ela fala com a gente. Em certos momentos estamos lendo e vemos uma historia que  parece com a nossa, ou que podemos aplicar em nossa vida, trazemos ao nosso tempo, e encontramos TODAS AS RESPOSTAS PARA NOSSA VIDA. 

Quantas vezes você estava passando por alguma situação complicada, ou estava diante de uma situação em que dependia de uma atitude, e correr para a Bíblia e ela te deu a resposta ? Se isso nunca aconteceu  com você, BUSQUE MAIS A PALAVRA DE DEUS, POIS ELA TRARÁ A LUZ AO QUE ESTÁ PASSANDO, TE  DARÁ ESPERANÇA E  ÂNIMO  para que siga em frente.

A Bíblia e muito mais que do que um simples papel. Lembra de Caim? Até hoje ele mata Abel. Isso quer dizer  QUE ELA É ATUALIZADA, E SE RENOVA A CADA DIA.

*Ao terminar de ler essa mensagem, irmão,  eu te aconselho a tirar um tempo para ler a sua Bíblia todos os dias, pelo menos 2 Capítulos, e ELA FALARÁ MUITO COM VOCÊ. Em momentos de dificuldades, PEGUE-A E LEIA.

Paz!

2 comentários: