segunda-feira, fevereiro 18, 2013

O Passado já era!



Passado...olhar para trás. Em muitos momentos nós refletimos sobre isso, não no significado, mas no que passamos em nossa vida, em nossa história, o que nos motivava a viver, quais os erros que cometemos, os  acertos, as angustias, os medos...E olhamos pro presente, em muitos momentos ainda ficamos presos ao passado.

Irmãos, vocês já ouviram falar da MULHER E LÓ (sobrinho de Abraão) ?
Pois bem, pra dar inicio  à mensagem, primeiramente vamos entender o enredo da história descrita na Palavra de Deus, no livro de Gênesis, no capítulo 19:

Abraão, nosso Pai na Fé tinha um sobrinho, chamado Ló, que morava com sua esposa e filhas na cidade de Sodoma. A cidade de Sodoma, assim como outra cidade próxima, Gomorra , estavam totalmente PERDIDAS! Os habitantes estavam cometendo muitos pecados, existia muita violência, e Deus vendo tudo aquilo, se irou, e decidiu que iria DESTRUIR AS CIDADES, para que todos  os habitantes que estavam indo contra os princípios dEle fossem mortos (Deus irado esse né...), e isso serviria de lição.
Ló estava em sua casa num dia normal como outro qualquer, quando dois Anjos do Senhor bateram em sua porta, dizendo à ele à e sua esposa , filhas e genros saírem da cidade. Ló ainda hesitou em sair, ele queria ficar (estava ligado aos bens materiais provavelmente), então os Anjos do Senhor disseram que iriam destruir a cidade toda, com isso, dado o motivo, ele  foi avisar seus genros para saírem da cidade, mas eles acharam que ele estava brincando. Então os Anjos disseram para que ele fosse com sua esposa e filhas, ele hesitou novamente, e com isso os Anjos o agarraram pela mão, juntos com sua mulher e filhas e os tiraram da cidade à força.
Os Anjos disseram para eles NÃO OLHAREM PARA TRÁS, NÃO PARAREM EM NENHUM LUGAR. Mas no meio do caminho, a mulher de Ló OLHOU PARA TRÁS, E FOI TRANSFORMADA NUMA ESTÁTUA DE SAL!

Vamos ver isso na Bíblia:

“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; “
Gênesis 19:1

Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor!
Gênesis 19:13-18


Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
Gênesis 19:24-26

Passado ruim

Como Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra,  e mandou Ló fugir da cidade, sem olhar pra trás, Ele faz isso conosco também em nossas vidas. Nosso passado contém situações e atitudes nossas totalmente erradas, contra a vontade do Senhor, acontecimentos que em muitos casos chegaram a nos traumatizar, por conta de que não conhecíamos o AMOR e o acesso ao Pai através de Cristo Jesus, ou até mesmo aqueles que nasceram em berço Cristão que ainda não tinham compreendido o que era realmente a Salvação. PASSADO , para nós, em muitos casos virou sinônimo de  “TEMPOS DAS TREVAS”, ou  SODOMA E GOMORRA de nossas vidas.   

Como Ló resistiu, hesitou em sair da cidade, que simboliza o nosso passado, os tempos ruins, nós também acabamos hesitantes em deixar nosso passado, nos prendemos em algum ponto,  nos apegamos à alguma coisa , seja à uma esperança, ou à uma pessoa, à uma promessa ,e não é isso que Deus quer, Ele quer que FUJAMOS imediatamente do passado, para os que se converterem em poucos anos, o passado não interessa de modo algum, por isso Deus nos manda fugir, mas em muitos casos o passado serve como testemunho, toda uma história que foi direcionada à um momento de Encontro com Deus e verdadeiro ARREPENDIMENTO, PELA Graça e misericórdia de Deus.
Os Anjos do Senhor  falaram DIRETAMENTE COM LÓ, e ele mesmo assim hesitou, IMAGINE VOCÊ, SE DOIS ANJOS APARECESSEM EM SUA PORTA MANDANDO VOCÊ SAIR DA SAIR  CIDADE PORQUE IRIAM DESTRUÍ-LA? ( EU NÃO PENSARIA DUAS VEZES! )  Então, Deus nos diz todos os dias “SEU PASSADO, SEUS ERROS, SEUS PECADOS  ESTÃO SENDO DESTRUÍDOS POR MIM, NÃO SE PRENDA À ELES, FUJA MEU FILHO QUERIDO, FUJA!!”.
Vamos ao assunto principal, a MULHER de Ló (não se sabe o nome dela, não está descrito na Bíblia).
A mulher de Ló, como lemos em GÊNESIS 19:26, teve um fim muito diferente, e radical até demais. Os Anjos tinham falado pra Ló que  eles não deveriam olhar para trás ao fugirem da cidade , era pra eles sentirem medo daquela situação e só pensarem em fugir, mas em um determinado momento sua mulher olhou para trás e virou ESTÁTUA DE SAL.

Como você tem reagido, o que tem sentido , e o que vem à sua  mente quando você olha para seu PASSADO?

Acontece conosco o que houve com a esposa de Ló, NÓS VIRAMOS ESTÁTUAS DE SAL,  ficamos paralisados, sem podermos nos mover, sem poder pensar, sem poder seguir em frente, tendo nossos projetos, planos paralisados por conta de um simples olhar para trás, onde visualizamos tudo o que vivemos,e Satanás começa a  lançar mentiras em nossas mentes, começa a fazer com que nós mesmos nos sintamos fracos, incapazes e sem valor, inúteis  por conta do que fizemos, ou do que não vivemos, ou por conta de palavras de maldição que lançaram sobre nós,  por conta das críticas sobre nosso caráter antigo,  imaginando que os sonhos  que temos  são apenas sonhos e que  Deus não irá realizá-los .Mas  também temos que lembrar nesses momentos que temos nova vida, uma nova com Jesus Cristo, e que nossos erros e pecados foram levados por Ele na Cruz. Estamos livres dessas culpas, as conseqüências ficam, mas Deus já nos perdoou.

Se você está tentando FUGIR DO SEU PASSADO, fuja mesmo! Muitas pessoas vão te dizer “Não podemos fugir do nosso passado”,  mas Deus nos diz que PODEMOS E DEVEMOS FUGIR SIM, POIS HOJE TEMOS NOVA VIDA, HOJE  SOMOS NOVAS CRIATURAS, TEMOS UM NOVO CORAÇÃO, TRANSFORMADO PELO AMOR DE JESUS CRISTO, RESTAURADO PELAS MÃOS DE DEUS.

Fuja de sua SODOMA E GOMORRA, e NÃO OLHE PARA TRÁS, para não ser paralisado, para não virar uma ESTÁTUA DE SAL, SIGA EM FRENTE, prossiga para o ALVO, como o Apóstolo Paulo diz que estava fazendo!, Acredite no seu  CHAMADO, acredite  que Deus tem um propósito para sua vida, chega de desânimo, chega de angústia, chega de tristeza, chega de  auto-comiseração. VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É CRISTO, NÃO DEIXE SATANÁS DOMINAR SUA MENTE, NÃO ACREDITE  NOS  SUSSURROS  DELE.
PAZ!

Por: Gabriel Lucas (Roudi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário